Corredor sem força não dura muito tempo nas pistas e o risco de lesões é agravado a cada treino para um corredor que não trabalha os músculos do corpo. O treino de força mais conhecido atualmente é a musculação na academia, mas um tal de CrossFit tem dado o que falar. Afinal de contas, o que é isso?
![]() |
| Não fazia isso nunca! O core agradece :) |
Basicamente, o CrossFit é um treino de força que trabalha todo o corpo em um misto de exercícios metabólicos, tensionais e de ginástica. Você corre, puxa peso e faz repetições num mesmo treino. É uma loucura, mas os resultados são rápidos e duradouros.
Esse método de treino foi inspirado nos exercícios dos militares. Afinal, eles precisam se preparar para toda sorte de situação. Basta perguntar a algum amigo que trabalha em alguma força militar sobre o Curso de Formação. É ali que a mágica do CrossFit acontece.
No meu caso, eu comecei a treinar visando passar nos Testes de Atividade Física, pois eles são requisitos para ingressar em qualquer carreira policial e militar. Com a ajuda do Alves, um guerreiro sobre duas rodas de bike, em menos de dois meses, eu consigo fazer barra, abdominal de 45º, flexão e outros exercícios de fortalecimento. Isso deixou meu corpo mais forte e preparado para aguentar o tranco da corrida e, o melhor, sem precisar ficar enclausurada em uma academia!
Esse método é mais velho que andar para trás, mas, só agora, com um rótulo bonitinho, tornou-se febre e moda entre os marombeiros de plantão. Tirando o nome e as academias que cobram caro por isso, esse tipo de treino pode ser feito em qualquer lugar! O que não faltam hoje em dia são exercícios que podem ser feitos em casa e profissionais que treinam grupos em parques. Se você quiser experimentar e não pode pagar um absurdo por mês, procure vídeos no YouTube e/ou os grupos que treinam para o TAF. Normalmente eles cobram um preço mais razoável e o resultado é o mesmo.








Ótima dica! Odeio me enclausurar em academias, e dificilmente troco uma hora de corrida por uma hora de academia. Isso me parece muito mais interessante! Obrigado!
Paulo
Corre Coração