Torceu o Pé?

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Seu companheiro de aventuras

É uma das lesões mais comuns entre os corredores. Quem nunca deu aquela viradinha no pé ou protagonizou um momento mais dramático caindo no meio da corrida, não é mesmo? Tem gente que escapa ilesa, mas fora os casos mais sérios que precisam de cirurgia, o básico para quem sofreu esse tipo de lesão é a tríade:

Fisioterapeuta + Gelo + Repouso

O profissional eu nem preciso dizer que é essencial porque é ele quem vai colocar seu pé no lugar. Dê preferência para aqueles que trabalham com esporte. Senão, você pode acabar como meu pai numa emergência de hospital e um "médico" colocando gesso. Não. Simplesmente não.

Gelo! É o que deve acompanhá-lo desde a lesão até o período que o fisioterapeuta estabelecer. E se você quiser ver bons resultados, não basta só passar um saquinho de gelo por cima. A dica aqui é encher um balde com água, jogar dez pedras de gelo, enfiar o pé e tirar depois de 15 minutos. Lembra aquela dorzinha na testa quando você toma alguma coisa gelada? Então, você tem que sentir a mesma coisa à décima potência no pé. Repetição de 2 a 3 vezes por dia.

Repouso: pode ser total ou parcial com exercícios sem impacto. Quem vai determinar é o profissional. Nada de correr porque está com abstinência de endorfina. Segura a onda, pois a recuperação é lenta. Assim, você poderá correr mais e melhor.


1 comentários:

  1. Oi, Fran.
    Eu costumo usar bastante gelo, até mesmo quando não tem "problema" algum. Gosto de saber que estou tratando pequenas fissuras ou o próprio desgaste muscular. Uma dica é mergulhar na piscina. Nessa época do ano (pelo menos aqui no sul), a água está bem gelada e ajuda na recuperação.
    beijos e boas corridas.
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

Postar um comentário

 
De 0 a 10 km © 2011 | Designed by Fran for Free WordPress Themes