Correr na seca de Brasília: Uma Aventura

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Tenho um professor carioca que mora desde o começo de 2012 em Brasília. Ele chegou na época chuvosa e jurava que a tão temida seca em Brasília não passava de uma lenda urbana.


Deu vontade rir, pobrezinho. Mas fiquei quieta porque, como tantos outros, ele estava com terrível crise de Sinusite em decorrência do quê? Sim, da seca.

O que é isso? Sei lá! Todo ano é a mesma coisa. Todo ano pensamos que o
Armagedom está chegando.

O final da estiagem é o mais crítico. Não importa a quantidade de recomendações sobre como sobreviver à seca, todos sofrem. Dizem que não sentimos calor. Sim, sentimos. Ele é diferente dos outros locais com alguma umidade. Imaginem entrar em uma sauna seca, alguém esquecer que vocês estão lá e trancar a porta com a sauna ligada. É tipo isso. Com o Sol de brinde queimando a pele.

Até um tempo atrás fazia muito (MUITO) frio à noite. Acho que era o que fazia a seca tolerável. Agora, nem isso.

Apesar de tudo, mas tudo mesmo, ainda aparecem algumas belezas. É só pra não deixar o clima tão pesado quando soarem as trombetas do Apocalipse:

Essa foi a foto mais parecida que eu achei, mas ao vivo fica lindo, gente!

Muito capricho. Os Ipês amarelos resolvem dar o
ar da graça somente na seca


E como é que o corredor se vira nessa bagunça toda? Eu participei de uma prova noturna semana passada. Parecia que eu estava correndo com um ventilador secando a garganta. Horrível! Imaginem correr de dia (cenas dos próximos capítulos)? Também não entendi como consegui suar, não sei de onde meu corpo tirou líquido para produzir suor e se manter em pleno funcionamento. Ainda assim, consegui terminar 10km em 1h11.

As dicas, enfim, continuam as mesmas: muita água porque ninguém nasceu camelo, hidratação da pele, mais água, evitar os horários mais quentes e água. 

1 comentários:

  1. Aline disse...:

    Eu corro na esteira! É a unica maneira de suportar esse clima horrível dos próximos meses!!!!

Postar um comentário

 
De 0 a 10 km © 2011 | Designed by Fran for Free WordPress Themes