Como a minha vida esportiva literalmente se divide antes e depois da corrida, sempre tive problemas em achar um termo correto ou até mesmo descrever como era ser uma pessoa absurdamente sedentária. Até porque não tem como explicar muito, né? Sedentário não faz nada e pronto.
![]() |
| Eu me sentia assim e era horrível |
No entanto, ontem eu li um artigo fantástico de Marcos Paulo Reis, da Runner's, que explicou exatamente o que é a pessoa sedentária, aliás, a supersedentária. Aquela que nunca fez nada e sem projeção de fazer algo no futuro:
(...) Mas ainda há - e sempre vai haver - um grupo de pessoas para quem calçar um tênis e dar as primeiras passadas é algo inimaginável. São os "supersedentários". Digo "super" porque não são apenas sedentários no corpo, mas também no espírito. E não é que sejam "preguiçosos convictos", que odeiem com todas as forças aquela turma magrinha que fica conversando sobre provas de corrida. Eles simplesmente acham que jamais pertencerão a esse mundo, que são incapazes de praticar esporte. Estão errados. Na origem, a única coisa que um ultramaratonista tem de diferente em relação a um sedentário é vontade.
E sabe porque talvez você, possível sedentário, pode ter sido tocado de alguma forma com essa declaração? Porque é verdade.
Ninguém está disposto a impedi-lo de correr ou praticar algum exercício. Aproveite que você é livre para correr e faça do seu jeito! Ninguém corre uma maratona sem antes ter corrido desengonçado. E daí que você não tem perfil de corredor? Que você corre com as pernas tortas ou, como me disseram anos atrás na escola, feito um pato (risadas de fundo)?
Deixei de me importar com isso e, sobretudo, com a opinião das pessoas desde que comecei a sentir os benefícios da corrida. Melhorar a cada treino e me sentir vitoriosa por me superar três vezes por semana, a partir das 5h30 da manhã. Não existe declaração que me faça parar de correr ou me deixar para baixo.
E como tudo na vida, você só faz ou deixa de fazer as coisas se quiser. Por isso, pare de apontar culpados e, se quiser começar a correr, simplesmente corra. :)








Eeeeeee...
Falou bonito!!
;)
Débora