Corrida e os 7 pecados capitais

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Achei aqui um texto joia sobre a correlação entre a corrida e os 7 pecados capitais. Leiam, vale a pena! :)




Soberba, ira, gula, avareza, preguiça, luxúria e inveja. Atire o primeiro par de ténis quem nunca pecou. Por mais comprometido que o corredor possa ser, é difícil encontrar o que nunca sucumbiu aos excessos de um churrasco ou à preguiça de largar a cama quentinha numa manhã de treino longo. 


Como ninguém é santo, os benefícios emocionais e fisiológicos da corrida ajudam a disciplinar o preguiçoso, a acalmar o irado, a equilibrar o avarento, tornar mais humilde o soberbo, a controlar o invejoso e a preparar-se melhor para os prazeres da carne.


A corrida serve para reduzir os efeitos do excesso e para tornar a pessoa mais saudável.

IRADesejo descontrolado de vingança. Cólera. Raiva. Está diretamente associado à desonra, a brigas e à indignação.

Quando o corpo é submetido a uma situação de medo, raiva ou emergência, ele aumenta a produção de adrenalina, pois o organismo entende que haverá um desgaste físico.No caso de executivos ou médicos, por exemplo, o desgaste é apenas emocional. Diferente do bombeiro que usa a corrida e se movimenta, produzindo a endorfina e esgota, com o exercício, a quantidade de adrenalina acumulada no momento da tensão.

AVAREZA: simboliza o desejo, o apego descontrolado pelos bens terrestres. Está ligada à dureza do coração (o contrário de misericórdia), aos enganos e à falsidade. Mesquinhez, sovinice.

Na corrida, são essenciais alguns investimentos. E a justificativa é simples: o amortecimento de um tênis de corrida dura, em média, 400 km. Economizar na compra de um ténis novo pode custar uma lesão no joelho ou até uma fratura.


SOBERBA: Sensação de superioridade. Desprezo por outrem. Dela derivam os outros pecados. Foi a soberba de Adão que o levou a provar o fruto proibido com a ambição de tornar-se Deus.

O ser humano tem a necessidade de sobressair. Quem não corre bem vai para o treino com as melhores roupas e acessórios, para chamar atenção. E quem tem algum ponto fraco que incomoda tenta mostrar superioridade com outras atitudes.

GULA: Vício de comer e beber em excesso; atração irresistível por doces e iguarias finas; é considerada um pecado de menor gravidade.

Correr para comer: A manutenção do peso é um equilíbrio entre as calorias ingeridas e as gastas. Uma dieta restritiva não consegue ser mantida por muito tempo. O melhor artifício é usar as calorias da atividade física como saldo para um bom almoço.

INVEJA: é o descontentamento com as conquistas e os bens alheios. É um pecado mortal porque é a antítese da caridade, ou seja, quanto mais valioso o bem desejado, maior o pecado.

Ela mistura muitas vezes a motivação de realização com a de competição. Ao mesmo tempo em que se compete com um amigo, a pessoa usa outros atletas como espelho e motiva-se pela realização, pelo ato de fazer melhor.

PREGUIÇA: É a pouca disposição ou aversão ao trabalho, demora ou lentidão para fazer qualquer coisa. É um aborrecimento natural pelo trabalho no dia-a-dia. 

A consciência já é um grande passo para uma mudança de hábitos. O indivíduo preguiçoso precisa de um planejamento organizado, de estabelecer metas e de obter resultados.

LUXÚRIAConsiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes, sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.

É possível ser bonito e saudável sem cometer exageros que comprometam a saúde. O exagero para o lado da estética pode gerar um excesso de actividade física e de restrições.

0 comentários:

Postar um comentário

 
De 0 a 10 km © 2011 | Designed by Fran for Free WordPress Themes